Fritos de Batata com queijo parmesão

Fritos de Batata com queijo parmesão

Esta receita vegetariana é composta essencialmente por pequenos pedaços de batata cozida que primeiro são panados com queijo parmesão e depois mergulhados num polme leve antes de os fritar até ficarem dourados, para proporcionar um lanche quente e delicioso.

Preparação: 20 minutos | Tempo de cozedura: 25 minutos

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Calorias: 599 Kcal
Açúcares: 9 g
Proteínas: 22 g
Gorduras: 39 g
Hidratos de Carbono: 42 g

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS

500 g de batatas firmes, cortadas em cubos grandes
125 g de queijo parmesão, ralado no momento
Óleo, para fritar

MOLHO

25 g de manteiga
1 cebola, cortada ao meio e às rodelas
2 dentes de alho. esmagados
25 g de farinha
300 ml de leite
1 colher de sopa de salsa, picada

POLME

50 g de farinha
1 ovo pequeno
150 ml de leite

PREPARAÇÃO

– Para fazer o molho, derreta a manteiga numa caçarola e cozinhe as rodelas da cebola e o alho em lume brando, mexendo frequentemente, durante 2-3 minutos. Junte a farinha e cozinhe, mexendo constantemente, durante 1 minuto.

– Retire do lume e adicione o leite e a salsa. Volte a colocar ao lume e deixe ferver. Mantenha quente.

– Entretanto, coza os cubos de batata numa panela com água a ferver durante 5-10 minutos até ficarem firmes. Não as coza em demasia, senão desfazem-se.

– Escorra as batatas e incorpore-as no queijo parmesão. Se as batatas estiverem ainda ligeiramente molhadas, o queijo cola-se a elas e reveste-as bem.

– Para fazer o polme, coloque a farinha numa tigela grande ejunte gradualmente, batendo, o ovo e o leite até a mistura ficar cremosa. Molhe os cubos de batata no polme para os revestir.

– Numa grande frigideira ou fritadeira aqueça o óleo a 180° C ou até um cubo de pão dourar em 30 segundos. Junte a batata e frite durante 3-4 minutos até ficar dourada.

– Retire os fritos com uma escumadeira e escorra-os bem. Transfira-os para uma taça de servir aquecida e sirva imediatamente com o molho de alho.

0 comentários em “Fritos de Batata com queijo parmesãoAdiciona o teu →

Deixar uma resposta