Funcho no forno com crosta de miolo de pão

Este funcho no forno com um aroma delicado a erva-doce do funcho assado pode ser servido como um excelente acompanhamento para pratos vegetarianos de massa e risottos, como por exemplo esta deliciosa receita de risotto em conchas ou o risotto verde. Alem do seu delicioso sabor, o funcho é também conhecido pelas suas propriedades medicinais ajudado em casos de cólicas e má digestão. Com apenas 31kcal por cada 100g o funcho é pouco calórico e muito nutritivo onde se destacam o potássio e a fibra.

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS

  • 3 bolbos de funcho, cortados ao alto em quartos
  • 30ml / 2 colheres de sopa de azeite
  • 50g / 1 chávena de miolo de pão integral com 1 dia
  • 1 dente de alho, picado
  • 30mg / 2 colheres de sopa de salsa de folha lisa fresca picada
  • Sal
  • Pimenta preta moído
  • Folhas de funcho para guarnecer

PREPARAÇÃO DO FUNCHO NO FORNO

– Ponha uma caçarola ao lume com água e sal e deixe levantar fervura. Deite os quartos de funcho, volte a levantar fervura, reduza o lume e deixe cozer em lume brando durante cerca de 10 minutos ou até ficar macio.

– Aqueça o forno a 190º C. Escorra o funcho e coloque os pedaços num tabuleiro de ir ao forno. Pincele com metade do azeite.

– Numa tigela, deite o miolo de pão, o alho e a salsa e espalhe por cima o resto do azeite. Tempere a gosto com sal e pimenta. Envolva ligeiramente, depois espalhe a mistura uniformemente sobre o funcho.

– Leve ao forno durante 30 minutos ou até o funcho macio e o miolo de estaladiço e dourado. Sirva quente, guarnecido com folhas de funcho grandes.

Pode também acrescentar 60mg / 4 colheres de sopa de um queijo de sabor forte ralado, como Cheddar, Red Leicester ou Parmesão curado, à cobertura de miolo de pão. Se o queijo não for um ingrediente que faça parte da sua dieta vegetariana, em vez do queijo acrescente duas a três maçãs vermelhas sem caroço e às fatias ao prato com os quartos de funcho.

0 comentários em “Funcho no forno com crosta de miolo de pãoAdiciona o teu →

Deixar uma resposta